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Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2

PROTOCOLO DE REGISTRO DE OBSERVAÇÃO DA DINÂMICA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA EM RELAÇÃO AOS SEUS MOBILIÁRIOS E RECURSOS. 
Eliane Tie Mi Imamura
Grace Cristina Ferreira
Luciana Ramos Baleotti
Mauro Audi
Lígia Maria Presumido Braccialli
Programa de Pós Graduação em Educação - Unesp/Marília


RESUMO

O presente estudo teve por objetivo elaborar um protocolo de registro de observação da dinâmica de alunos com deficiência física em relação aos seus mobiliários e recursos. O projeto foi autorizado pela direção da escola onde se realizou a pesquisa, a professora da sala e os responsáveis pelos alunos da sala especial para deficientes físicos assinaram o termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Participaram oito alunos com deficiência física na faixa etária variando entre 10 e 18 anos de idade, com diagnóstico e seqüela motora variados. A coleta de dados foi realizada em uma classe especial para deficientes físicos de uma escola da Rede Estadual de Ensino da cidade de Marília- S.P. As questões do protocolo de registro de observação foram elaboradas com base no que preconiza a literatura especializada a respeito de posicionamento, condições ergonômicas e aspectos relacionados. As questões foram organizadas seguindo a ordem de observação: desde o momento da chegada do aluno à escola, quando ainda se encontra dentro do veículo, até sua acomodação em sala de aula. Os tipos de questões escolhidas foram do tipo fechadas, dicotômicas e de múltipla escolha, visando facilitar o registro pelo profissional. Após a elaboração da primeira versão, o protocolo foi submetido à avaliação de um pesquisador com renomada experiência na área da deficiência física e com adaptação de mobiliário escolar, cujas sugestões contribuíram para a definição da versão final do protocolo. Como resultado, obteve-se categorias de análise que compõem o protocolo.

1. Introdução

Analisar as características antropométricas de alunos com deficiência física, assim como as condições ergonômicas de seus mobiliários e meios de locomoção se apresenta como importante condição para possibilitar as funções e o desenvolvimento de habilidades nestes indivíduos (BRACIALLI, 2001).
Neste contexto, faz-se necessário identificar tais características para que sirvam de base para o planejamento de mobiliários, meios auxiliares de locomoção e recursos de adaptação, e que possam vir, dessa forma, favorecer o acesso à educação e a inclusão escolar desses alunos, visto que para Karagiannis, Stainback e Stainback (1999) as pessoas com deficiência necessitam de instruções, de instrumentos, de técnicas e de equipamentos especializados, tendo em mente que o principal propósito é facilitar a aprendizagem e o ajustamento educacional de todos os alunos.

2. Objetivo
Foi objetivo do estudo elaborar um protocolo de registro de observação da dinâmica de alunos com deficiência física em relação aos seus mobiliários e recursos.

3. Método
As questões do protocolo de registro de observação foram elaboradas com base no que preconiza a literatura especializada a respeito de posicionamento, condições ergonômicas e aspectos relacionados.
As questões foram organizadas seguindo a ordem de observação: desde o momento da chegada do aluno à escola, quando ainda se encontra dentro do veículo, até sua acomodação em sala de aula.
Os tipos de questões escolhidas foram do tipo fechadas, dicotômicas e de múltipla escolha, para facilitar o registro pelo profissional. Após a elaboração da primeira versão, o protocolo foi submetido à avaliação de um pesquisador com renomada experiência na área da deficiência física, inclusive em adaptação de mobiliário escolar, cujas sugestões contribuíram para a definição da versão final do protocolo.
Para verificar a pertinência e a adequação do protocolo de observação ele foi utilizado para avaliar as condições dos mobiliários e recursos de uma sala especial para alunos deficientes físicos.

4. Resultados

O protocolo de observação final ficou estruturado com 10 categorias: 1) identificação; 2) transporte; 3) cadeira de rodas; 4) cadeira adaptada; 5) sustentação postural; 6) conforto e manutenção da postura: cadeira de rodas; 7) conforto e manutenção da postura: cadeira adaptada; 8) mesa; 9) disposição dos alunos na sala de aula; 10) stand table.
Cada uma das categorias encontradas foram subdivididas em subcategorias conforme o modelo apresentado a seguir.

Protocolo de observação do aluno

1.         Identificação:
Nome:_________________________________________________________________
Data de nascimento: ________________                   Idade atual:____________________

2.         Transporte
a) Posição no transporte:
(  ) Sentado      (  ) Em pé         (  ) Deitado

b) Análise da posição:
(  ) Adequada              (  ) Inadequada

c) Utiliza cinto de segurança:
(  ) Sim (  ) Não

d ) Desce do transporte:
Independentemente
(  ) sem dificuldade       (  ) com muita dificuldade                     (  )com pouca dificuldade

Parcialmente dependente
 
Auxilio parcial de recurso.
Auxílio parcial do motorista
Auxílio parcial da professora
Auxílio parcial da assistente
Auxílio parcial de colegas
Parcialmente dependente
Qual
 
 
 
 

Dependente:
 
Auxilio total de recurso.
Auxílio total do motorista
Auxílio total da professora
Auxílio total da assistente
Auxílio total de colegas
Dependente
 
 
 
 
 

e ) Método de transferência para cadeira:
Independentemente:
(  ) sem dificuldade       (  ) com muita dificuldade                     (  )com pouca dificuldade

Parcialmente dependente:
 
Auxilio parcial de recurso.
Auxílio parcial do motorista
Auxílio parcial da professora
Auxílio parcial da assistente
Auxílio parcial de colegas
Parcialmente dependente
Qual
 
 
 
 

Dependente:
 
Auxilio total de recurso.
Auxílio total do motorista
Auxílio total da professora
Auxílio total da assistente
Auxílio total de colegas
Dependente
 
 
 
 
 

3.           Cadeira de rodas
a) Utiliza cadeira de rodas para ir para a sala:
(  ) Sim. Qual o modelo__________________                       (  ) Não

b)  Análise do posicionamento do aluno na cadeira de rodas:
(  ) Adequado  (  ) Inadequado
  
 
Sim
Não
Necessita de adaptações para melhorar posicionamento
 Quais
 
Utiliza adaptações?
Quais
 

e) As adaptações são:
(  ) totalmente adequada           (  ) parcialmente adequada                   (  ) inadequada

f) A cadeira de rodas permite mobilidade máxima?
(  )Sim  (  ) Não

g) A cadeira de rodas está adequada às características apresentadas pelo aluno?
(  ) Sim (  )Não

h) Impulsão:
Independentemente
(  ) sem dificuldade       (  ) com muita dificuldade                     (  )com pouca dificuldade

Parcialmente dependente
 
Auxilio parcial de recurso.
Auxílio parcial da professora
Auxílio parcial da assistente
Auxílio parcial de colegas
Parcialmente dependente
Qual
 
 
 

Dependente:
 
Auxilio total de recurso.
Auxílio total da professora
Auxílio total da assistente
Auxílio total de colegas
Dependente
 
 
 
 

i) Apresenta assimetria:
(  ) Domínio direito       (  ) Domínio esquerdo              (  ) Não apresenta        
(  ) Não observado

4.         Cadeira adaptada
 
Sim
Não
a)Faz uso de outro mobiliário na sala, sem ser a cadeira de rodas?
Qual
 
b)Se sim, permite regulagem de altura?
 
 
c)Permite regulagem de largura?
 
 
d)Altura adequada
 
 
e)Tem apoio para os pés?
 
 
Tem abdutores?
Modelo
 
Tem faixa de segurança?
Modelo
 
Tem estabilizador para tronco?
 
 

Análise
 
Adequado
Inadequado
Análise do apoio para os pés
 
 
Análise dos abdutores:
 
 
Análise da faixa de segurança:
 
 
Análise do estabilizador para tronco:
 
 

5.         Sustentação Postural
 
Necessita
Sim                                       Não
Utiliza
Sim                                         Não
Suporte para tronco
 
 
 
 
Cintas para adutores
 
 
 
 
c) Cintas para abdutores
 
 
 
 
d) Cintas para colo:
 
 
 
 
Estabilização da pelve
 
 
 
 

6.         Conforto e manutenção da postura: Cadeira de rodas
a) Superfície do assento
(  ) Assento em funda               (  ) Assento firme

b) Análise da largura do assento
(  ) Adequado              (  ) Inadequado

c) Altura do encosto
(  ) Alto            (  ) Baixo

7.         Conforto e manutenção da postura: Cadeira adaptada
a) Análise da largura do assento
(  ) Adequado              (  ) Inadequado
b) Altura do encosto
(  ) Alto            (  ) Baixo

8.         Mesa
 
Sim
Não
Permite regulagem de altura
 
 
Recorte em semicírculo
 
 
Altura adequada
 
 

9.         Disposição dos alunos em sala de aula
(  ) Fileiras (horizontal em relação à professora
(  ) Fileiras (vertical em relação à professora)
(  ) Agrupamentos
(  ) Semicírculos

10.  Stand Table
Utiliza:
(  ) Sim            (  ) Não
Em quais situações:
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

O protocolo, por ser de fácil preenchimento, favoreceu para que a coleta de informações acerca da dinâmica de oito alunos com seus mobiliários e recursos, fosse obtida em um dia de aula, com apenas um observador.
Os dados posteriormente analisados, contribuíram para aclarar a realidade dos alunos da sala de aula pesquisada e fomentar sugestões de adaptações, de acordo com as necessidades peculiares de cada aluno.

5. Discussão e considerações finais

Várias pesquisas têm enfatizado os benefícios de um mobiliário adequado para o aluno, bem como os prejuízos que podem surgir quando o aluno deficiente físico é mantido em posturas inadequadas por muito tempo, como por exemplo, o período todo de aula (CAMATS, 2003; MYHR et al., 1995; BRACCIALLI et al., 2001).
Desse modo, o estudo sustenta que estudar as características ergonômicas de mobiliários e recursos de locomoção de alunos deficientes físicos é uma questão premente para o acesso ao ensino, equiparação de oportunidades e possibilitar o processo de inclusão escolar. Tal afirmação, reside no fato de que o posicionamento adequado proporcionado pelas condições ergonômicas apropriadas do mobiliário escolar pode melhorar o desempenho funcional do aluno durante as atividades desenvolvidas em sala de aula e, consequentemente, tornar mais eficaz o processo de ensino e aprendizagem.
Assim, percebe-se que o protocolo apresentado, pode promover a observação sistemática e criteriosa da dinâmica dos alunos em relação aos mobiliários e recursos utilizados em ambiente escolar, e desse modo, favorecer a indicação de possíveis melhorias na postura desses alunos.

6. Referências Bibliográficas

BRACCIALLI, L. M. P.; MANZINI, E. J.; VILARTA, R. Influência do mobiliário adaptado na performance do aluno com paralisia cerebral espástica: considerações sobre a literatura especializada. Revista Brasileira de Educação Especial, p.25 - 33, n7, 2001.

CAMATS, E.S. Uso de ajudas técnicas para a comunicação, o jogo, a mobilidade e o controle do meio: uma abordagem habilitadora. Cap. 3, p.23 -41. In: ALMIRALL, C.B; CAMATS, E.S.; BULTO, C. R. Sistemas de sinais e ajudas técnicas para a comunicação alternativa e a escrita. Princípios teóricos e aplicações. Santos. Livraria Editora. 2003.

MYHR,U., et al. Five-year follow-up of functional sitting position in children wich cerebral palsy. Dev Med child neurol, v.37, p.587-596, 1995.