http://www.psiquiatriainfantil.com.br/escalas/sinaisdislexicos.htm

INVENTÁRIO PARA IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS DISLÉXICOS EM PRÉ-ESCOLARES: PERCEPÇÃO DO PROFESSOR

            Construído a partir das indicações sugeridas pela British Dyslexia Association por Minervino (1999), identifica sinais de dislexia na pré-escola, em crianças de 4 a 6 anos de idade, com aplicação individual, com uma soma total de respostas entre zero e 120, ponto de corte de 54, com a menor pontuação encontrada sendo igual a 7 e a maior igual a 102.

Dados gerais de identificação
Sexo
1 – masculino
2 – Feminino

Idade

________________________      ___________________________
            anos                                                    meses

Comportamentos observáveis
Percepção do Professor

Item 1: Em sala de aula, seu aluno é
            0 – Tão quieto, que passa desapercebido
            1 – Pouco ativo
            2 – Ativo
            3 – Muito ativo
            4 – Ativo demais

Item 2: Você apresentou as vogais, seu aluno tem que associar o grafema ao fonema...
            0 – Associa com êxito, sem dificuldades
            1 – Associa corretamente
            2 – Associa, após demonstração
            3 – Possui dificuldade para efetivar a associação corretamente
            4 – Não associa

Item 3: Seu aluno
            0 – Fala claramente, de forma adequada para a idade
            1 – Fala bem, mas quando está nervoso (por exemplo) troca letras ou gagueja
            2 – Fala, mas preciso (o professor) me esforçar para entendê-lo
            3 – Fala usando monossílabos, está abaixo do nível da turma
            4 – Fala sempre trocando as letras (t/d;f/v;r/l); noto atraso no desenvolvimento da linguagem

Item 4: Ainda a respeito da fala, de seu aluno
            0 – Constrói frases, usando começo, meio e fim
            1 – Inicia uma frase, mas não consegue finalizar
            2 – Inicia uma frase sobre um determinado assunto e termina com outro assunto diferente
            3 – Não utiliza verbos adequadamente durante sua fala
            4 – Não consegue construir frases claras, adequadamente para sua idade


Item 5: Quando tem que tomar uma decisão, seu aluno
            0 – Executa o comando rapidamente
            1 – Executa o comando, sem demonstrar que refletiu sobre o mesmo
            2 – Pensa antes de executar o comando, demorando para executar
            3 – Ao receber o comando, pensa e questiona tentando compreender, depois executa
            4 – Não consegue compreender o comando demorando para executar (mesmo após segunda explicação)

Item 6: Seu aluno escreve ou desenha com...
            0 – A mão direita
            1 – A mão esquerda
            2 – A mão direita, mas as vezes usa a esquerda
            3 – A mão esquerda, mas as vezes usa a direita
            4 – Não tem preferência, usa as duas mãos

Item 7: Se você pede para que coloque a bola em cima da mesa
            0 – Coloca, sem hesitar, o objeto em cima da mesa, após pedido verbal do professor
            1 – Reflete e depois coloca o objeto em cima da mesa
            2 – Após a segunda explicação verbal, coloca o objeto em cima da mesa
            3 – Só coloca o objeto em cima da mesa depois que um colega o faz (visualização)
            4 – Não consegue seguir a orientação verbal de colocar o objeto em cima da mesa

Item 8: Em uma atividade onde tem que pintar a figura que está embaixo da mesa:
            0 – Pinta sem dificuldade, seguindo a orientação verbal do professor
            1 – Reflete sobre a orientação e executa a tarefa corretamente
            2 – Pinta corretamente após a segunda orientação verbal do professor
            3 – Após observar um colega realizando a tarefa, emite a resposta esperada (visualização)
            4 – Não consegue pintar de acordo com a orientação verbal do professor

Item 9: Em atividade concreta, você pede para que fique dentro do círculo:
            0 – Fica dentro do círculo, após orientação verbal do professor
            1 – Reflete sobre a orientação e executa a tarefa corretamente
            2 – Entra no círculo corretamente, após uma segunda orientação verbal do professor
            3 – Após observar um colega realizando a tarefa emite a resposta esperada (visualização)
            4 – Não consegue realizar a atividade de acordo com a orientação verbal do professor

Item 10: Em uma atividade onde tem que pintar a figura que está fora da caixa:
            0 –Pinta a figura sem dificuldades, após orientação verbal do professor
            1 – Reflete sobre a orientação e executa a tarefa corretamente
            2 – Entra no círculo corretamente, após uma segunda orientação verbal do professor
            3 – Após observar um colega realizando a tarefa emite a resposta esperada (visualização)
            4 – Não consegue realizar a atividade de acordo com a orientação verbal do professor

Item 11: Seu aluno
            0 – Realiza desenhos comuns à idade
            1 – Desenha uma figura com os principais componentes
            2 – Desenha usando detalhes
            3 – Desenha usando muitas cores
            4 – Desenha com detalhes e fazendo uso de muitas cores

Item 12: Seu aluno (a) na escola...
            0 – Orienta-se sem dificuldades
            1 – Esporadicamente pede ajuda
            2 – Pede ajuda, mas consegue encontrar o local que procura
            3 – Apresenta dificuldades em se orientar na escola, o faz com ajuda de colegas
            4 – Perde-se com freqüência

Item 13: Em uma tarefa visual de identificar diferenças ( ex.:b/ d e d/b):
            0 – Identifica facilmente, após única orientação verbal do professor
            1 – Identifica, após segunda orientação verbal
            2 – Identifica, após visualizar a atividade de um colega
            3 – Possui dificuldade para identificar as diferenças
            4 – Não identifica as diferenças

Item 14: Ao pedir para seu aluno contar uma história que acabou de ouvir, ele...
            0 – Reproduz muito bem, inclusive com detalhes
            1 – Reproduz, com suas palavras, as partes principais
            2 – Reproduz, com sentido
            3 – Possui dificuldades para reproduzir a história
            4 – Não consegue reproduzir a história, com começo, meio e fim

Item 15: Em uma tarefa visual para identificar a grafia semelhante(ex.: p/q e b/q):
            0 – Identifica facilmente, após única orientação verbal do professor
            1 – Identifica, após segunda orientação verbal
            2 – Identifica, após visualizar a atividade de um colega
            3 – Possui dificuldade para identificar as diferenças
            4 – Não identifica as diferenças

Item 16: Ao entrar na sala:
            0 – Senta em seu lugar, sem dificuldades
            1 – Senta em seu lugar, após conversar com alguns colegas
            2 – Senta em seu lugar, após pedido da professora
            3 – Senta em seu lugar, derrubando alguns objetos ao passar
            4 – Derruba objetos, bate nas cadeiras, às vezes chega a cair, até que se senta

Item 17: Como você percebe seu aluno em relação à organização do material escolar:
            0 – Muito organizado com o seu material escolar, quando comparado ao restante da turma
            1 – Organizado como os demais alunos de sua turma
            2 – Nem sempre organizado
            3 – Desorganizado
            4 – Desorganizado, em relação aos seus colegas. Perde o material, deixa o material cair de sua mesa com freqüência

Item 18: Em relação às suas tarefas escolares:
            0 – Muito limpas e organizadas, raramente usa a borracha
            1 – Limpas e tenta não amassá-las, usa a borracha adequadamente
            2 – Às vezes suja-as e amassa-as, usa a borracha com dificuldade
            3 – Raramente apresenta uma tarefa limpa, sem estar amassada. Usa muito a borracha
            4 – Sempre sujas e amassadas, usa freqüentemente a borracha, ao ponto de chegar a rasgar o papel pelo uso excessivo

Item 19: Ao pintar sua tarefinha:
            0 – Pinta o desenho, adequadamente para a sua idade, usa mais ou menos quatro cores diferentes
            1 – Pinta o desenho sem que haja preocupação com limites, usa mais ou menos quatro cores
            2 – Pinta o desenho sem que haja preocupação com cores
            3 – Pinta sem se preocupar com os limites ou com as cores, porém usa mais cores diferentes
            4 – Pinta com acentuada criatividade e bom senso para o uso de cores

Item 20: No parque com os colegas:
            0 – É muito bem aceito nas brincadeiras, sempre sendo requisitado e organizando as regras
            1 – Gosta de brincar com os colegas, é aceito e entende as regras
            2 – Demonstra timidez, mas consegue se inserir nas brincadeiras, quando requisitado
            3 – Possui dificuldades para se inserir nas brincadeiras, possui dificuldades para entender as regras
            4 – Não é bem aceito nas brincadeiras, pois não consegue entender as regras impostas pelo grupo

Item 21: Habilidade nas brincadeiras:
            0 – Demonstra mais habilidade e interesse com bonecos, bola, carrinhos
            1 – Demonstra mais habilidade e interesse com jogos de corda
            2 – Demonstra mais habilidade e interesse com jogos com as mãos
            3 – Demonstra mais habilidade e interesse com quebra-cabeças
            4 – Demonstra mais habilidade e interesse com “lego”,blocos de montar, videogames, computadores

Item 22: Em relação aos livros:
            0 – Demonstra muito interesse e curiosidade em saber o que está escrito nos livros
            1 – Demonstra interesse pelas letras
            2 – Raramente demonstra interesse ou curiosidade pelos livros
            3 – Gosta de escutar as histórias, mas não se interessa pelos livros ou pelas letras neles contidas
            4 – Nunca se interessa ou demonstra curiosidade pelo que está escrito nos livros ou pelo significado de suas letras

Item 23: em datas comemorativas, como Dia das Mães, tem que aprender pequenas rimas, por exemplo: “Batatinha quando nasce esparrama pelo chão, levo papai no bolso e mamãe no coração”:
            0 – Facilmente reproduz corretamente rimas infantis
            1 – Reproduz as rimas infantis logo após escutá-las
            2 – Reproduz as rimas infantis com auxílio
            3 – Tenta reproduzir rimas infantis, mas esquece partes importantes
            4 – Não consegue reproduzir adequadamente rimas infantis

Item 24: Brincando de rimar palavras (por exemplo, rato rima com pato), a criança:
            0 – Realiza rima com palavras simples, sem dificuldades
            1 – Realiza rima com palavras simples, após orientação verbal do professor
            2 – Realiza rima com palavras simples, após ouvir um colega realizar a tarefa
            3 – Rima com muitas dificuldades
            4 – Não consegue realizar rima com palavras simples adequadamente

Item 25: Você apresenta (oralmente) a seguinte seqüência (por ex., GATO-GARFO-PATO- RATO):
            1 – Identifica sem dificuldade
            2 – Após orientação verbal do professor
            2 – Identifica após verificar um colega fazê-lo
            3 – Identifica após várias tentativas sem sucesso
            4 – Não identifica

Item 26: Você emite uma mensagem para ser entregue a outra pessoa. Seu aluno...
            0 – Facilmente transmite a mensagem corretamente
            1 – Transmite a mensagem correta
            2 – Pergunta novamente para poder gravar a mensagem e transmite corretamente
            3 – Possui dificuldades para memorizar a mensagem
            4 – Não consegue transmitir a mensagem corretamente


Item 27: Você pede para que imite uma minhoca no chão:
            0 – Facilmente rasteja como uma minhoca, após orientação verbal do professor
            1 – Rasteja após segunda orientação verbal do professor
            2 – Espera que os colegas façam para depois realizar a atividade
            3 – Sente muita dificuldade para rastejar
            4 – Não consegue rastejar

Item 28: Em um exercício de seqüência (por ex., O  O  0)
            0 – Segue a seqüência das cores sem dificuldades, após orientação verbal do professor
            1 – Segue a seqüência após duas explicações verbais do professor
            2 – Espera que os colegas façam a atividade e depois realiza a seqüência
            3 – Possui muita dificuldade, atrapalhando-se ao seguir a seqüência
            4 – Não consegue seguir a seqüência adequadamente

Item 29: Em relação ao humor de seu aluno, como você o considera?
            0 – Feliz
            1 – Feliz, mas com raros momentos de tristeza
            2 – Triste, mas com raros momentos de felicidade
            3 – Sempre triste
            4 – Instável, ora feliz, ora triste

Item 30: Você considera que...
            0 – Sua inteligência está muito abaixo da média da turma
            1 – Sua inteligência está abaixo da média da turma
            2 – Sua inteligência está na média da turma
            3 – Sua inteligência está acima da média da turma
            4 – Meu aluno parece muito inteligente


C.A.S.M. Minervino - “Identificação de sinais disléxicos em Pré-Escolares: Percepção do professor.” Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento humano, Universidade Federal da Paraíba; 1999.


Uma série de outras escalas, inventários ou entrevistas estruturadas são ainda utilizadas em nosso meio. Entretanto, não sabemos a respeito de suas respectivas validações nem mesmo traduções realizadas com o conhecimento ou o aval dos respectivos autores.