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ESCALA TRAÇO-ANSIEDADE INFANTIL

Validada por Assumpção & Resch (em vias de publicação), visa avaliar forma de reação ansiosa na criança, sem que se constitua em um Transtorno Ansioso. Apresenta ponto de corte igual a 41, no qual observamos sensibilidade de 0,733 (73,3%) e especificidade de 0,733 (73,3%)

            Nome:
            Sexo:                           Idade:                           Data:


Vocês encontrarão aqui indicações descrevendo os comportamentos infantis ou seus problemas. Leiam atentamente as indicações e escolham o grau de sofrimento da criança em relação ao problema apresentado. Indique 0: ausente; 1: raramente; 2: freqüentemente; 3: sempre.

1)              Tem tendência a se mostrar inquieto ou a ficar preocupado a propósito de qualquer coisa (exames, competições, doenças de pessoas próximas, brigas entre os pais...).
2)              Tem tendência a preocupar-se, evitar ou recusar situações novas.
3)              Tem tendência a ter dores de barriga.
4)              Tem tendência a se preocupar ou evitar pessoas que não lhe são familiares.
5)              Tem tendência a perguntar muito a respeito de fatos cotidianos.
6)              Tem tendência a se preocupar com a volta às aulas, as idas ao quadro negro, os exames.
7)              Queixa-se de dores de cabeça.
8)              Queixa-se de vários tipos de dores.
9)              Tende a ser irritável, nervoso, reclamando de tudo.
10)            Tem a tendência de perguntar muito no que se refere a temas insólitos ou surpreendentes.
11)            Queixa-se, espontaneamente, de esquecimento ou lacunas de memória.
12)            Preocupa-se com o que os outros pensam a seu respeito (colegas, professores, instrutores etc.).
13)            Recusa-se a ficar sozinho ou tem medo da solidão.
14)            Abandona rapidamente as tarefas iniciadas.
15)            Chora facilmente
16)            Procura situações de segurança (por contato físico, pela presença e pessoa familiar, por encorajamento).
17)            Tem medo de escuro.
18)            É sensível às críticas.
19)            Apresenta recusas sistemáticas e apresenta “caprichos” (para levantar-se pela manhã, para se vestir, para lavar-se, para fazer as lições da escola etc.).
20)            Duvida de seu valor e de seu sucesso (escolar, esportivo etc.).
21)            Justifica os maus resultados escolares por esquecimento ou falhas de memória.
22)            É instável, agitado, superexcitado.
23)            Tem tendência a apresentar problemas digestivos (náuseas, vômitos, diarréias).
24)            Tem dificuldades para se alimentar (apetite caprichoso, recusas alimentares).
25)            Preocupa-se em ter mau desempenho ou fazer mau aos outros (exames, competições, relacionamento com os colegas ou professores).
26)            Tende a se distrair ou apresenta dificuldades em se concentrar.
27)            Rói unhas.
28)            Queixa-se de opressão no peito ou dificuldades em respirar (independentemente de esforço físico).
29)            Tem dificuldades de sono (recusa-se a deitar, tem rituais de adormecimento, exige companhia).
30)            Dificuldades em engolir (queixa-se de uma bola na garganta).
31)            Sobressalta-se com ruídos.
32)            Apresenta pesadelos freqüentes.
33)            Queixa-se de que o coração bate muito forte (independente de esforço físico).
34)            Tem tendência a apresentar movimentos nervosos (tremores, tiques).

(A. Bouden; MB Halayem; R. Fakhfakh. Neuropsychiatrie de I’Enfance et de I’Adolescence; 2002; 50 (2): 25-30)