em




       Receba nossos boletins em
       seu e-mail:




  Cadastre-se em nosso site, divulgue
  sua clínica, encontre artigos, cursos,
  escalas, congressos, vídeos, teste
  seus conhecimentos...
                         Saiba mais




  Grupo de discussão para troca de
  informações entre mães, boletins de
  orientação, serviços de atendimento
  a deficientes...
                         Saiba mais

Enquete

Destaque

Livros

Busca rápida

Informações

Ferramentas
A influência dos amigos no consumo de drogas... - 16/05/2016
Internacionalização da investigação e do ensi... - 16/05/2016
Tipo de ensino e autoconceito artístico de... - 16/05/2016
Recasamento: percepções e vivências dos... - 16/05/2016
Criança no tratamento final contra o câncer... - 16/05/2016
Relação entre bullying e sintomas depressivos... - 16/05/2016
Desempenho operatório de crianças com queixas... - 16/05/2016
Cuidado e desenvolvimento em crianças escolar... - 16/05/2016
A relação mãe-criança durante o atendimento... - 16/05/2016
Escala de Estratégias de Coping na adolescên... - 16/05/2016
Estudo indica que autismo pode ser identifica... - 11/08/2015
A criança com autismo... - 11/08/2015
Esporte: uma arma infalível no tratamento do... - 11/08/2015
Médicos e pais enfatizam importância do di... - 11/08/2015
Alunos autistas do Recife recebem aulas com r... - 11/08/2015
Escola municipal do Recife limita frequência... - 11/08/2015
O mundo de uma garota com autismo... - 11/08/2015
Estudante com autismo passou 5 anos sem con... - 11/08/2015
Estudo genético liga inteligência a risco de... - 11/08/2015
Monumentos ficam azuis para o Dia Mundial do... - 11/08/2015

Bookmark e Compartilhe
Notícias
Alunos autistas do Recife recebem aulas com robôs na rede pública de ensino

Por: NE10

11 de agosto de 2015

NE10 - [link]

Data: 08/04/2015

Alunos autistas do Recife recebem aulas com robôs na rede pública de ensino

Publicado em 08/04/2015, às 20h49 | Atualizado em 08/04/2015, às 20h54

 

Pernambuco se torna pioneiro no ensino com robôs humanoides na rede pública em todo o país / Foto: Carlos Augusto/PCR

Pernambuco se torna pioneiro no ensino com robôs humanoides na rede pública em todo o paísFoto: Carlos Augusto/PCR

Estudantes autistas da rede de ensino municipal do Recife receberam nesta quarta-feira (8) um reforço para auxiliar na inclusão pedagógica: robôs que fazem parte do Programa Robótica nas Escolas começam a integrar o atendimento escolar especializado para esses alunos. 

Com isto, Recife se torna pioneiro na rede pública de ensino do Brasil em utilizar a robótica no atendimento escolar especializado para o desenvolvimento de autistas. 

No mês de março passado, 27 professores receberam formação para usar os robôs durante o processo de ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Na primeira etapa, 45 educandos participarão das atividades, que são específicas para cada um e foram planejadas pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado, em parceria com a equipe do Programa Robótica na Escola.

De acordo com o secretário-executivo de Tecnologia na Educação do Recife, Francisco Luiz dos Santos, a ação foi baseada em estudos teóricos de educação que tiveram experiência prática em diversos países do mundo, como Portugal, México e Estados Unidos. "As atividades podem potencializar a compreensão do ambiente e as habilidades de interação social, comunicação, atenção, motivação, organização acadêmica e de hábitos diários", disse o secretário.

ROBÓTICA NAS ESCOLAS - Os alunos da rede municipal de ensino do Recife passaram a aprender robótica em 2014, quando a Secretaria de Educação implementou o Programa Robótica na Escola, que atende desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. Em sala de aula, os estudantes têm mais contato com os robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Zoom. Eles também têm aulas com a linha de robôs humanoides (NAO) e, em  breve, passarão a ter contato  com a linha da metarreciclagem e ferramentas, na qual os robôs podem ser feitos com peças mecânicas e eletrônicas. Atualmente os professores estão passando por formações para depois começarem a dar aula de robótica com ferramentas.

AUTISMO -  É um transtorno que compromete o desenvolvimento normal da criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. Caracteriza-se por diminuir o ritmo do desenvolvimento psiconeurológico, social e linguístico. Estas crianças também apresentam reações diferentes relacionadas a sensações diversas como ouvir, ver, tocar, sentir, equilibrar e degustar. Elas relacionam-se com pessoas, objetos ou eventos de uma maneira não usual. A linguagem algumas vezes é atrasada ou não se manifesta.


Psiquiatria Infantil.com.br - Todos os direitos reservados © 2006 - 2015   Política de Privacidade   Termos e Condições de uso   Reprodução de conteúdo   Informações
Prof. Dr. Francisco Baptista Assumpção Jr.
Rua dos Otonis, 697 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 5579 2762 - Tel/FAX: (11) 5579 7195
www.psiquiatriainfantil.com.br

Voltar ao Topo